Procurar

Trilho do Carreiro dos Ss

Comece por visitar o Centro de Interpretação ambiental da Serra de Montejunto. Este percurso, com interesse ecológico, cultural e paisagístico, inicia-se no parque de campismo seguindo em direção à entrada do quartel, continuando sempre em frente até ao pinhal onde encontra um parque de merendas. Mantenha-se na estrada e vire à direita, descendo em direção ao cruzamento com a estátua de N. Sra. das Neves, tomando, a partir daqui, a direção de Torres Vedras. Após cerca de 900 m e do lado direito, encontra uma estrada de terra e, após 100 m, procure um pequeno carreiro do lado esquerdo que o leva para fora da estrada de alcatrão. Suba a encosta até ao topo por este caminho de pastores. Se não tiver vertigens e com cuidado aproxime-se da escarpa do lado direito e aprecie uma magnífica vista sobre o lado norte da serra. Voltando ao trilho, siga-o para oeste. Chegará a um caminho de terra que lhe permitirá descer a encosta. Siga para a esquerda, direção sudoeste, ao longo do Caminho do Sul. Cerca de 1,3 km depois chega ao vale da Ramada ou da Cascalheira, onde encontrará um novo trilho que começa na curva apertada definida pelo vale. Siga por este, conhecido, pelo menos desde o século XIX, como caminho dos S e que era usado pelos habitantes de Cabanas de Torres e Pragança. Ajustando-se bem ao declive do terreno, este caminho facilita a subida mais íngreme. Ao terminar a subida, fixe a direção dos emissores de Montejunto e procure um trilho que leva até uma curva da estrada de alcatrão. A partir desta está perto da igreja de N. Sra. das Neves. Visite o convento Dominicano, a capela de S. João e as ruínas que lhe são contíguas. Depois desça, entrando na calçada dos Frades, até voltar a encontrar o cruzamento do parque de merendas. Vire à direita em direção às instalações da Força Aérea e dirija-se para o ponto de partida.