Procurar

Projectos

Candidatura – Roteiro Natural da Serra de Montejunto (projeto interconcelhio Alenquer/Cadaval):

“Roteiro Natural da Serra de Montejunto” é um projeto interconcelhio dos municípios de Alenquer e Cadaval que assumiram o desafio de valorizar a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, situada nestes dois municípios, pretendendo executar um conjunto diversificado de ações que visam apoiar a valorização e visitação desta área classificada e contribuir para a consecução de objetivos no âmbito da conservação, promoção e desenvolvimento do património natural. As ações a desenvolver visam:

  • Afirmar Montejunto enquanto produto turístico complementar ao sol e praia;
  • Conservar e salvaguardar o património natural de Montejunto, através do estatuto de proteção enquanto área de Paisagem Protegida e Sítio da Rede Natura 2000;
  • Valorizar os ativos territoriais de Montejunto, com interesse turístico, nomeadamente quanto às estruturas e equipamentos existentes, às aldeias e tradições serranas e ao património rural envolvente, por forma a atrair e fixar a população na área envolvente, mas também fomentar a oferta turística na envolvente à Serra;
  • Promover e divulgar Montejunto, através de estratégia concertada com o Turismo do Centro, através do Roteiro Natural e Cultural;
  • Tomar a Serra de Montejunto num produto turístico sustentável.

 

Para sustentar os objetivos descritos, a estratégia assenta numa visão clara do que se pretende alcançar em termos de conservação e valorização do património natural da Serra de Montejunto e em três ações que se complementam entre si:

  1. Requalificação do espaço de apoio à valorização e visitação da Serra de Montejunto: prevê a qualificação de diversos espaços de receção da Serra de Montejunto localizados na Quinta da Serra (Espaço de Receção – Casa da Eira, Centro de Interpretação Ambiental, Parque de Campismo e Espaço de Apoio), por forma a melhorar as condições de receção, assegurar a sua adequação a um maior fluxo de visitantes e valorizar as condições oferecidas a diferentes tipologias de públicos que, cada vez mais, se pretende captar.
  2. Criação e valorização da rede de trilhos da Serra de Montejunto: contempla a criação e valorização da rede de trilhos da Serra de Montejunto, objetivando a sua consolidação e uniformização em ambos os concelhos. Integra a colocação de sinalética homologada, materiais e estruturas informativas nos trilhos e em pontos de paragem estratégicos (como miradouros), bem como a produção de materiais bilingues de apoio ao usufruto da paisagem protegida, nomeadamente dos trilhos.
  3. Comunicação, divulgação e promoção turística da Serra de Montejunto: corresponde à comunicação e divulgação do projeto integrando o desenvolvimento de materiais de suporte à divulgação e promoção da paisagem protegida com vista à atração de visitantes, bem como o melhoramento e renovação dos suportes de interpretação da Serra de Montejunto existentes no espaço de receção e interpretação, nomeadamente os materiais audiovisuais e multimédia, optando por soluções tecnológicas inovadoras.

 

 Apoio à realização de Gestão de Combustível com recurso à Pastorícia

O apoio, no montante global de 5 milhões de euros, destina-se à implementação de ações de pastoreio, à instalação de sistemas de maneio e gestão do efetivo e ao aumento do efetivo de pequenos ruminantes nas áreas de rede primária e secundária de faixas de gestão de combustível e nas áreas de mosaicos de parcela de gestão de combustível identificadas pelo ICNF.
 

Financiada pelo Fundo Florestal Permanente, esta medida visa o desenvolvimento de actividades que promovam a compartimentação de espaços, através da criação de descontinuidades do coberto vegetal que irão reduzir o combustível, com o objectivo de prevenir fogos florestais. No âmbito da abertura de procedimento para candidaturas para beneficiação para apoio à pastorícia para gestão de combustível que decorreu no ano de 2019 resultou na beneficiação dos rebanhos.